Secretario estadual de Saúde se reúne com representantes de maternidades conveniadas ao SUS

Blog da Saúde São Miguel | 07:05 |

O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, (29), com representantes dos hospitais privados e filantrópicos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é resolver a situação do atendimento nas maternidades que deixam de atender às grávidas nos finais de semana, causando superlotação no Hospital Santa Casa de Misericórdia.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias de reestruturação do sistema de saúde para garantir o atendimento imediato às gestantes que procuram os serviços de saúde pública da capital. Cada diretor das instituições envolvidas teve a oportunidade de expor as dificuldades que impedem a realização de um atendimento de qualidade nas demandas do SUS. Segundo eles, a maior dificuldade é manter anestesistas, obstetras e neonatalogistas nos plantões de fim de semana.
Helio Franco afirmou que serão avaliadas todas as queixas dos conveniados para solucionar os problemas para garantir 100% de atendimento para as gestantes. “Vamos discutir pontualmente com cada um destes hospitais e decidir com o Estado e município a melhor maneira para solucionar os entraves de cada um deles”, explicou.
Ficou definido que, já nesta semana, as diretorias de Regulação do Estado e Município definirão um adicional para os anestesistas e a quantidade de gestantes a serem atendidas nas maternidades conveniadas. A primeira reunião será com o Hospital Dom Luiz, nesta terça-feira (30) às 15 horas. Também já estão agendadas reuniões com a Maternidade do Povo, Hospital da Ordem Terceira e Hospital Samaritano ainda nesta semana.
Participaram da reunião a coordenadora da equipe que atualmente dirigi a Santa Casa de Misericórdia, Eunice Begot; a cogestora da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rosangela Monteiro; a diretora de Regulação da Sespa, Círia Pimentel; e a diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Graça Soutelo. Também estiveram presentes no encontro, a diretora do Hospital Regional Abelardo Santos, Vera Cecim; a diretora assistencial do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Renata Alves; e representantes dos hospitais privados que prestam serviços de obstetrícia para o Estado.

Blog da Saúde São Miguel do Guamá