Sespa começa monitorar pronto-socorros de Belém

Blog da Saúde São Miguel | 10:42 |

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências, está monitorando os serviços de atendimento dos dois principais pronto-socorros de Belém. A medida tem como objetivo descentralizar e garantir o atendimento de qualidade nos pronto-socorros dos bairros do Guamá e da Avenida 14 de março, além de identificar os municípios com maior demanda de pacientes. O trabalho está sendo realizando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).
A Sespa disponibilizou uma equipe composta por 20 profissionais de saúde distribuídos entre assistentes sociais, enfermeiros, médicos, entre outros. Diariamente eles acompanham desde a chegada, a causa e o encaminhamento do paciente. Nos dois pronto-socorros são feitos cerca de 10 mil atendimentos por mês, com uma grande demanda de pacientes oriundos de 78 municípios do Pará.
Segundo Paulo Campos, chefe do Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências da Sespa, a ideia é coletar dados e posteriormente, de acordo com a necessidade, elaborar um plano de estruturação que dê suporte aos municípios que mais encaminham pacientes para a capital. Para ele, em alguns casos o paciente pode ser atendido no próprio município. “Temos municípios que já possuem hospitais totalmente equipados à disposição da população. Nossa objetivo é assegurar atendimento imediato para o paciente na rede hospitalar do seu município”, explicou.
Paulo Campos destacou a importância da participação, pois a Sespa entrará com os recursos disponíveis na área de urgência e emergência para manter estes serviços. Dentre a metas estão a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sala de estabilização equipada e aquisição de mais equipamentos.
Segundo Paulo Campos, até o final deste ano será implantada a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos municípios de Capanema, Altamira e Conceição do Araguaia.
Já no próximo ano serão inauguradas mais cinco Unidades nas cidades de Ananindeua, Barcarena, Breves, Marabá e Santarém. De acordo com agenda mínima do governo, também estão previstas 10 Unidades de Pronto Atendimento de média e alta complexidade. (Foto: José Pantoja)

Blog da Saúde São Miguel do Guamá